segunda-feira, 14 de julho de 2025

Parlamentares tentam antecipar missão aos EUA para barrar tarifas de Trump

Reuniões no Senado tratam de viagem a Washington para contestar sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, válida a partir de 1º de agosto

Plenário do Senado Federal durante 11º Fórum Parlamentar do Brics - Brasil 2025 (Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado)

Uma comitiva de parlamentares brasileiros irá aos Estados Unidos em setembro para discutir com congressistas estadunidenses as tarifas comerciais impostas ao Brasil pelo presidente Donald Trump. A missão, segundo a CNN Brasil, será liderada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), atual presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado.

Entretanto, há articulações em curso para que a viagem ocorra ainda em julho. A movimentação busca antecipar os diálogos com os Estados Unidos antes da entrada em vigor, no dia 1º de agosto, das novas tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros. Um grupo de parlamentares tenta viabilizar ao menos uma “missão prévia” ainda neste mês, a fim de reforçar o posicionamento do Brasil contra as medidas.

Apesar da urgência imposta pelo calendário das tarifas, há entraves institucionais para que a viagem ocorra em julho. Entre os obstáculos, estão o recesso parlamentar no Brasil — marcado entre os dias 18 e 31 deste mês — e o chamado “State Work” dos legisladores norte-americanos, período entre 4 de agosto e 1º de setembro em que os congressistas se dedicam às suas bases eleitorais e não permanecem em Washington.

Ainda conforme a reportagem, a missão será pauta de duas reuniões na CRE nesta semana. A primeira, agendada para terça-feira (15), contará com a presença de representantes dos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), além de membros da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O encontro tem como objetivo alinhar estratégias com os setores mais afetados pelas medidas adotadas pelos Estados Unidos.

Já na quinta-feira (17), Nelsinho Trad terá uma reunião reservada com Gabriel Escobar, encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA em Brasília. De acordo com a CNN, foi o próprio diplomata estadunidense quem sugeriu, ainda em março deste ano, a realização da missão parlamentar como forma de diálogo direto entre os países.

Confirmados até o momento para a missão estão os parlamentares Nelsinho Trad e Filipe Barros (PL-PR), que preside a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. Outros dois nomes — um senador e um deputado — ainda serão definidos pelas lideranças do Congresso Nacional.

Mesmo antes do anúncio da nova tarifação por parte do governo Trump, a iniciativa já contava com o aval do Palácio do Planalto. O vice-presidente e ministro do Mdic, Geraldo Alckmin, deu sinal verde à proposta, demonstrando apoio à diplomacia parlamentar como instrumento de defesa dos interesses econômicos do país. Nos últimos dias, a Embaixada do Brasil em Washington também passou a colaborar com as tratativas.

Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário