quinta-feira, 3 de julho de 2025

VÍDEO – Míriam Leitão desmente Andreia Sadi, que acusou Janja de afastar Xi Jinping

 

A jornalista Míriam Leitão na GloboNews. Foto: Reprodução

A jornalista Míriam Leitão, da GloboNews, desmentiu a colega Andréia Sadi, que culpou a primeira-dama, Janja da Silva, pela ausência do presidente da China, Xi Jinping, na Cúpula do Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Ela deixou claro que o líder do país asiático não virá ao país por ter agendas marcadas e que o presidente Lula já foi informado disso.

“O Xi Jinping disse para Lula que ele já veio [ao Brasil] há pouco tempo e tem outros compromissos. Isso não reduz o envolvimento da China com essa reunião e essa presidência do presidente Lula”, afirmou Míriam nesta quinta-feira (3), no “Conexão GloboNews”.

O chinês viajou ao Brasil em novembro passado e participou da Cúpula de Líderes do G20, além de uma visita de Estado a Brasília.

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, também participaria do encontro no Brasil, mas conversou com o presidente e comunicou que a viagem foi cancelada após seu território ser alvo de ataques de Israel e dos Estados Unidos no último mês.



Na quarta (2), Sadi insinuou que um episódio envolvendo Janja durante jantar em Pequim, em maio, teria pesado na decisão de Xi. “É muito difícil desvincular o que aconteceu naquela viagem com a ausência do presidente chinês na cúpula”, disse a jornalista.

Na ocasião, Janja pediu ajuda do governo chinês para combater os efeitos nocivos do TikTok, plataforma que pertence a uma empresa do país, como efeitos no comportamento de crianças e adolescentes e a disseminação de conteúdos de extrema-direita.

O governo chinês confirmou nesta quarta que Xi não virá ao Brasil para a cúpula e que o país será representado pelo primeiro-ministro Li Qiang. Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Abdel Fattah al-Sisi, do Egito, também comunicaram que não participarão do evento.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário