O frio que tomou conta do Centro-Sul do Brasil nesta semana continua firme
O frio que tomou conta do Centro-Sul do Brasil nesta semana continua firme, e os termômetros só devem apresentar uma elevação mais consistente a partir da próxima segunda-feira (7). A previsão foi divulgada pelo portal g1, com base em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Climatempo.
Nesta quinta-feira (3), o avanço da massa de ar polar segue provocando manhãs geladas, com possibilidade de temperaturas negativas em áreas de maior altitude no Sul do país. Municípios da serra catarinense, por exemplo, já registraram marcas abaixo de zero, como Bom Jardim da Serra (SC), que teve a mínima de -10,4°C, a menor do ano até o momento.
A meteorologista da Climatempo, César Soares, reforça que, apesar do frio chamar atenção, o fenômeno está dentro da normalidade para a estação. “Mas vale lembrar: estamos no inverno, então é normal fazer frio nessa época do ano”, explicou.
Segundo ele, a percepção de um inverno mais rigoroso se deve ao fato de que, nos últimos dois anos, as temperaturas foram mais amenas, o que pode ter surpreendido a população em 2025.
☆ Geada, frio e tardes amenas no Sul e Sudeste
Além das baixas temperaturas, o tempo segue seco em grande parte do Sul. Há previsão de geada em diversas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná, especialmente nas regiões serranas e de maior altitude.
As mínimas previstas para esta quinta-feira são de 5°C em Curitiba (PR), 8°C em Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), e 10°C em São Paulo (SP).No Sudeste, o frio também marca presença, principalmente no litoral, onde a circulação de ventos marítimos e um sistema de baixa pressão provocam tempo nublado e chuva contínua. Em Vitória (ES), são esperados até 45 milímetros de chuva no dia. No litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a chuva persiste, deixando o tempo fechado e as temperaturas baixas.
☆ Centro-Oeste: manhãs frias e tardes agradáveis
No Centro-Oeste, o amanhecer continua gelado, especialmente no sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande (MS), a mínima prevista é de 13°C, enquanto a máxima pode chegar a 23°C, com predomínio de sol ao longo do dia. Já no norte de Mato Grosso e em Goiás, o calor volta a se destacar, com tempo seco e umidade relativa do ar abaixo de 30%, cenário típico da região nesta época do ano.
☆ Norte e Nordeste seguem com calor e temporais isolados Enquanto o frio predomina no Centro-Sul, o Norte e o Nordeste enfrentam calor e chuvas. No Amazonas, Roraima e centro-leste do Amapá, são esperadas pancadas fortes e temporais isolados.O litoral nordestino também está em alerta para chuvas intensas, principalmente entre Pernambuco e Rio Grande do Norte, incluindo capitais como Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza. No litoral da Bahia até Sergipe, as chuvas variam de moderadas a fortes.
☆ Quando o frio começa a perder força?
Apesar da permanência do frio intenso nesta quinta e sexta-feira (4), a tendência é que, a partir do fim de semana, o centro da massa de ar polar comece a se afastar para o oceano, permitindo uma leve elevação das temperaturas.“Agora, para realmente diminuir o frio e ficar menos gelado, podemos esperar uma melhora nas temperaturas ao final da primeira quinzena de julho, no domingo (13). A partir daí, as temperaturas tendem a ficar mais agradáveis”, disse César Soares.Até lá, o inverno segue firme, com manhãs geladas e possibilidade de geada no Sul e frio persistente no Sudeste, especialmente nas áreas litorâneas.
Fonte: Brasil 247 com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário