Em nota, a embaixada reforça o posicionamento de Donald Trump e diz que o ex-presidente e sua família são “parceiros” dos EUA

Trump e Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou uma nota nesta quarta-feira (9) em que reforça a posição do presidente Donald Trump em defesa de Jair Bolsonaro (PL). Em um ataque à soberania brasileira, Trump afirmou em publicações nas suas redes sociais que Bolsonaro é vítima de uma suposta perseguição política e que o ex-presidente ‘não é culpado de nada’. No entanto, Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
A nota da embaixada americana diz que Bolsonaro e sua família são “parceiros” do país e afirma que o ex-presidente sofre uma perseguição política “vergonhosa”. "Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação. Não comentamos sobre as próximas ações do Departamento de Estado em relação a casos específicos", diz o documento.
Na segunda-feira, Trump publicou na rede social Truth Social que Bolsonaro é vítima de uma “terrível injustiça”. “O Brasil está fazendo algo terrível no tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho observado, assim como o mundo, enquanto eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano!”, escreveu Trump. Em outro trecho, acrescentou: “ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo”. Para o mandatário norte-americano, a única forma legítima de julgamento seria “um julgamento pelo povo brasileiro – isso se chama eleição”.
Na terça (8), o presidente dos EUA fez uma nova publicação em que pede para que “deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz” e diz que os processos contra Bolsonaro são como uma “caça às bruxas”.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário