segunda-feira, 30 de junho de 2025

Parceiro de negócios de Marçal é suspeito de sumir e dar calote em 40 caminhões alugados

Empresa do influenciador Vanderson de Melo teria trocado placas e escondido veículos para evitar apreensão; empresário alega crise financeira

Empresa do caminhoneiro influencer foi flagrada trocando placas de caminhões que alugou e nunca devolveu (Foto: Reprodução)

Vanderson de Melo, parceiro de negócios de Pablo Marçal, virou alvo de investigação após ser acusado de alugar e desaparecer com 40 caminhões de uma gigante do setor logístico. A informação foi revelada pelo portal Metrópoles nesta segunda-feira (30). Segundo o inquérito, a empresa de Melo, o Grupo Brasil Novo, não apenas deixou de pagar o aluguel dos veículos como também teria adotado um esquema para esconder parte da frota, incluindo troca de placas e transporte para locais remotos.

Vanderson, que costuma exibir carrões de luxo e viagens internacionais nas redes sociais, é conhecido por palestras motivacionais em que apresenta sua trajetória como "case de sucesso". Em 2024, chegou a ser exaltado publicamente por Pablo Marçal, que o citou como exemplo de superação. “Ele era motorista de caminhão. Hoje, ele tem uma das maiores empresas da América Latina de logística. Esse ano de 2024, já vai bater 2 mil placas de carreta, caminhão, os trem doido (sic)”, afirmou Marçal em uma de suas palestras.

A amizade e parceria entre os dois também se estendeu ao campo político: Vanderson acompanhou Marçal em eventos de campanha à Prefeitura de São Paulo, debates de TV e até em momentos de lazer, como pescarias.

☆ Esquema para esconder caminhões

O contrato de aluguel dos 40 caminhões foi firmado em 2020. Desde então, o Grupo Brasil Novo acumulou uma dívida de R$ 7,2 milhões com a empresa locadora e, segundo o processo judicial, nunca devolveu os veículos. A Justiça determinou buscas e apreensões, mas parte dos caminhões simplesmente sumiu.

Até o momento, 18 veículos continuam desaparecidos e outros 22 foram encontrados em situações inusitadas: alguns tiveram as placas substituídas para burlar ordens judiciais, enquanto outros foram levados para locais afastados, sem sistema de rastreamento.

O Metrópoles revelou que, em junho, advogados da empresa locadora tentaram recolher caminhões em Barueri (SP), mas encontraram funcionários apressadamente retirando as placas dos veículos. A ação foi acompanhada por um oficial de Justiça e registrada em vídeo.

Em outra ocasião, dois caminhões com placas adulteradas foram interceptados pela Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul. Após consulta com a seguradora, os agentes constataram o bloqueio judicial devido à dívida milionária.

Os veículos também foram localizados escondidos sob lonas em terrenos no Pará, Maranhão, Santa Catarina e Mato Grosso. Em um dos episódios mais curiosos, dois caminhões foram flagrados sendo transportados na carroceria de outro caminhão, em plena rua. Nesse caso, os veículos não foram apreendidos.

☆ Empresário diz que vive crise financeira

Procurado, Vanderson de Melo recorreu às redes sociais para minimizar o caso. Em um vídeo publicado no último dia 23, o empresário admitiu que sua empresa vive uma situação financeira delicada, mas evitou comentar as suspeitas de adulteração de placas e desaparecimento dos caminhões.

“Estamos tomando todas as medidas possíveis por todas essas barbaridades que estão falando por aí”, declarou. O empresário ainda sugeriu que está sendo atacado por conta de sua exposição e sucesso. “Quando se faz algo que tem uma trajetória de sucesso, ninguém dá muita importância. Agora, quando acontece qualquer deslize ou qualquer momento pontual realmente de dificuldade, todo mundo joga a primeira pedra”, disse.

Apesar da justificativa, o caso segue sendo investigado pela polícia e pela Justiça, e parte dos caminhões segue desaparecida.

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário