Moscou e Caracas irão fortalecer a parceria estratégica
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia manifestou nesta sexta-feira (22) solidariedade à Venezuela e afirmou que apoia as medidas tomadas por Caracas no sentido de proteger a sua soberania, em meio a ameaças intervencionistas do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“No dia 22 de agosto, ocorreu uma conversa telefônica entre o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e a vice-presidente executiva da República Bolivariana da Venezuela, Delcy Rodríguez Gómez. Serguei Lavrov expressou sua solidariedade à liderança venezuelana e confirmou seu amplo apoio aos esforços do país para proteger a soberania nacional e garantir a estabilidade institucional diante da crescente pressão externa sobre Caracas”, diz o informe do Ministério das Relações Exteriores russo.
O comunicado especifica que, durante a conversa, as partes confirmaram a intenção mútua de reforçar ainda mais a parceria estratégica entre Moscou e Caracas, além de concordarem em ampliar a interação e a coordenação em assuntos globais, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos em defesa da Carta da ONU.
Anteriormente, Washington havia manifestado sua disposição de utilizar “todos os elementos do poder norte-americano” na luta contra o narcotráfico. A declaração ocorreu em meio ao envio de três navios de guerra dos Estados Unidos para as costas da Venezuela, com cerca de 4.000 fuzileiros navais a bordo.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário