O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Lindbergh Farias – Reprodução
Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara nos Deputados, rebateu a resposta da defesa de Jair Bolsonaro (PL) ao STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o risco de fuga apresentado pelo pedido de asilo político na Argentina.
Nas redes sociais, o parlamentar classificou os argumentos dos advogados do ex-presidente como “piada” e disse que existem atos concretos que comprovam a possiblidade de fugir:
“A defesa de Bolsonaro é uma piada. Quer dizer que não há risco de fuga? Ele já se refugiou na embaixada da Hungria e foi flagrado com minuta de pedido de asilo político. Isso não é “teoria da conspiração”, mas atos concretos de quem tenta escapar da lei. Não seria novidade: Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli já fugiram.
O risco atual é concreto: a embaixada dos EUA fica a minutos de sua casa. Há indícios de articulações diplomáticas paralelas, contatos com advogados estrangeiros e histórico de tentativas de obter proteção fora do Brasil. Quem age assim não demonstra submissão ao processo penal, mas planejamento para frustrá-lo.
Não existe lawfare. O que há é aplicação da lei penal para quem descumpriu medidas cautelares, manteve contato clandestino com investigados e tentou usar terceiros para violar restrições impostas pelo STF. O caso é de prisão preventiva, para proteger a ordem pública, assegurar a aplicação da lei e resguardar a democracia.”.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário