Segundo o Ministério da Agricultura, estão sendo adotadas medidas para erradicar o foco e preservar a produção nacional
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse à CNN Brasil, nesta sexta-feira (16), que a China decidiu suspender as compras de carne de frango do Brasil. A suspensão foi anunciada após a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no estado do Rio Grande do Sul.
O caso, confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária na quinta-feira (15), marca o primeiro foco da doença identificado em sistemas de avicultura comercial no Brasil. O foco foi encontrado em uma granja localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
De acordo com o comunicado oficial do Ministério, o vírus da influenza aviária circula desde 2006, com predominância na Ásia, África e norte da Europa. O governo brasileiro informou que as medidas previstas no plano nacional de contingência para conter a doença já foram acionadas. "Essas ações não visam apenas erradicar o foco, mas também assegurar a continuidade da produção e o abastecimento do setor, garantindo a segurança alimentar da população", explicou o Ministério.
Apesar da gravidade do caso, o Ministério ressaltou que o vírus não é transmitido pelo consumo de carne de aves ou ovos, e que o risco de infecção em seres humanos é considerado baixo. A transmissão ocorre, principalmente, entre pessoas que têm contato intenso com aves infectadas, como tratadores e profissionais do setor.
O governo brasileiro também afirmou que realizará a comunicação formal sobre o caso à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, e a todos os parceiros comerciais do Brasil.
Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário