De acordo com a Secretaria de Saúde, a situação chegou ao limite, o que levou a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) a iniciar o processo de portabilidade do número para uma nova empresa — que já presta serviços à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Apucarana (SAMU) anunciou hoje (quinta-feira – 03/07) a troca de prestadora de serviços de telefonia. A decisão, segundo o secretário municipal da Saúde, médico Guilherme de Paula, foi motivada pelo histórico de falhas com a atual operadora responsável pela linha de chamadas 192.
De acordo com o secretário, a situação chegou ao limite, o que levou a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) a iniciar o processo de portabilidade do número para uma nova empresa — que já presta serviços à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros.
“O SAMU enfrenta problemas técnicos de telefonia há muito tempo. Assumimos a Prefeitura em janeiro e, desde então, intensificamos o diálogo com a operadora para que as falhas fossem definitivamente sanadas, garantindo estabilidade ao sistema de emergência. Contudo, apesar de todas as tentativas e esforços, os problemas persistem. Não podemos mais permitir que um serviço tão importante para a população, como é o SAMU, permaneça nesse impasse”, afirma Guilherme de Paula.
O coordenador do SAMU, enfermeiro Miquéias Romagnolo, destaca que foram inúmeras as tentativas de resolução. “Registramos boletim de ocorrência, abrimos dezenas de protocolos. Por orientação da operadora, chegamos a trocar todo o equipamento, mas os problemas persistem, dificultando o nosso trabalho, que é salvar vidas”, ressalta o coordenador. Ele informa ainda que, diante da gravidade da situação, o caso chegou a ser acompanhado pelo Ministério Público. “Com a mudança de operadora, o problema de comunicação entre quem precisa do atendimento do 192 e a central de regulação deve ser resolvido. Isso nos dará a segurança necessária para cumprir nosso principal objetivo: chegar o mais rápido possível às situações de urgência e emergência”, pontua Romagnolo.
Missão – O secretário Guilherme de Paula reforça a importância de a população seguir corretamente o protocolo de atendimento. “Sabemos que, ao ligar para o 192, a pessoa está em um momento de aflição. Ainda assim, é fundamental que responda com clareza todas as perguntas da central de regulação, que atende a 17 municípios. É imprescindível informar nome, cidade de origem, endereço com ponto de referência (como escola, mercado, posto de saúde) e descrever o que está acontecendo”, orienta.
A partir da chamada, os técnicos auxiliares coletam as primeiras informações sobre a vítima e sua localização e, então, transferem a ligação ao Médico Regulador. Esse profissional identifica a emergência, pode oferecer orientações de saúde e, quando necessário, aciona as unidades móveis. Na impossibilidade de contato pelo telefone 192, a pessoa deve acionar o Siate (Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências), do Corpo de Bombeiros do Paraná, pelo telefone 193.
QUANDO CHAMAR O SAMU 192
Problemas cardiorrespiratórios; Intoxicação exógena e envenenamento; Queimaduras graves; Trabalho de parto com risco de morte da mãe ou do feto; Tentativas de suicídio; Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; Acidentes ou traumas com vítimas; Afogamentos; Choque elétrico; Acidentes com produtos perigosos; Suspeita de infarto ou AVC (sintomas como alteração súbita na fala, perda de força em um dos lados do corpo e desvio da comissura labial); Ferimentos por arma de fogo ou arma branca; Soterramentos ou desabamentos com vítimas; Crises convulsivas; Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequelas ou sofrimento intenso.
QUANDO NÃO CHAMAR O SAMU 192
Febre prolongada; Dores crônicas; Vômito e diarreia; Cólica renal; Dor de dente; Troca de sonda; Cortes com pouco sangramento; Entorses; Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio; Transporte para consultas médicas ou realização de exames; Transporte de óbitos.
Obs.: Nos casos sem características de urgência ou emergência, ou mesmo em situações de baixa complexidade, o paciente deve procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Fonte: Prefeitura de Apucarana
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