sexta-feira, 16 de maio de 2025

Dirigentes desembarcam na CBF e iniciam articulação por novo presidente

Após afastamento de Ednaldo Rodrigues pela Justiça, federações estaduais e clubes se mobilizam para influenciar na sucessão e decidir futuro da CBF
Edifício da CBF, no Rio de Janeiro 20/09/2019 REUTERS/Sergio Moraes (Foto: SERGIO MORAES)

A sede da CBF, no Rio de Janeiro, se tornou nesta sexta-feira (16) o principal ponto de articulação política no futebol brasileiro. Após a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de afastar o presidente Ednaldo Rodrigues, dirigentes de federações estaduais começaram a chegar ao local para discutir os rumos da entidade. As informações são do jornal O Globo.

Fernando Sarney, nomeado interventor pelo TJ-RJ, deu início oficialmente à transição. Cabe a ele convocar novas eleições “o mais rápido possível”, conforme determinação do desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, responsável pela decisão. Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista, foi um dos primeiros a comparecer à sede da confederação. Outros dirigentes são aguardados ao longo do dia.

O movimento evidencia uma divisão no cenário federativo. Dezenove presidentes de federações divulgaram um manifesto nesta quinta-feira (15) em defesa da “renovação do futebol brasileiro” e da formação de um candidato único, abrindo mão do apoio a Ednaldo Rodrigues. O documento, no entanto, não foi assinado por oito federações — entre elas, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo, Tocantins, Amapá e Mato Grosso — o que reforça a fragmentação entre os grupos.

Nos bastidores, há expectativa de que até três nomes sejam apresentados como candidatos à presidência. As conversas seguem em curso, sem consenso até o momento.

Paralelamente, clubes das Séries A e B também se mobilizam. Há uma tentativa de unificar os grupos Libra e Liga Forte União (LFU) em torno de um nome que represente os interesses dos clubes e amplie seu protagonismo dentro da estrutura da CBF.

Enquanto isso, a defesa de Ednaldo Rodrigues recorreu ao Supremo Tribunal Federal. No pedido, solicita a anulação da decisão do TJ-RJ e, em caso de indeferimento, que seja respeitado o estatuto da CBF. Neste cenário, o vice-presidente mais idoso, Hélio Menezes, assumiria interinamente, como nome indicado por Ednaldo.

O recurso será analisado no próximo dia 28 de maio. Até lá, a CBF permanece sob intervenção, com os bastidores tomados por disputas e articulações que devem definir o comando do futebol brasileiro nos próximos anos.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário