domingo, 3 de agosto de 2025

Maioria dos brasileiros quer que Bolsonaro desista da candidatura à Presidência, aponta Datafolha

Levantamento revela que 67% defendem que o ex-mandatário abra mão da disputa e apoie outro nome para 2026

       Jair Bolsonaro à mesa (Foto: Carlos Moura / Ag. Senado)

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste sábado (2) indica que a maior parte da população brasileira acredita que Jair Bolsonaro (PL) não deveria voltar a disputar a Presidência da República. Segundo o levantamento, 67% dos entrevistados afirmaram que o ex-presidente deveria desistir de concorrer ao Palácio do Planalto e apoiar outro candidato em 2026. Apenas 30% acreditam que ele deve manter a intenção de disputar o cargo, enquanto 3% não souberam opinar. as informações são da CNN Brasil.

Bolsonaro está atualmente inelegível até 2030 em decorrência de condenações impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, é réu em ação que investiga sua participação em uma tentativa de golpe de Estado, em 2022, e cumpre medidas restritivas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em um cenário no qual Bolsonaro não possa disputar as eleições, o instituto questionou os entrevistados sobre quem ele deveria apoiar. Os nomes mais citados foram o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), mencionada por 23%, e o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 21%. Eduardo Bolsonaro (PL), deputado federal e filho do ex-mandatário, aparece com 11%, seguido pelo governador por Ratinho Júnior (PSD-PR), com 10%, e o senador Flávio Bolsonaro (PL), que teve 9% das menções. Na sequência estão os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), com 6%, e Romeu Zema (Novo-MG), com 5%. Outros nomes não somaram percentuais expressivos. Já 8% afirmaram que Bolsonaro não deveria apoiar ninguém, e 7% disseram não saber.

O levantamento também mostra estabilidade em relação à pesquisa anterior, realizada em junho, quando os mesmos 67% defenderam que Bolsonaro deveria abrir mão da candidatura. O índice dos que acham que ele deve manter a postulação era de 29% naquele mês — um ponto percentual abaixo do atual.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.004 pessoas, em entrevistas presenciais realizadas entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Brasil 247 com informações da CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário