quinta-feira, 14 de agosto de 2025

52,1% discordam de penas do STF para réus do 8 de janeiro, aponta Atlas/Bloomberg



Levantamento ouviu 2.447 pessoas entre os dias 3 e 6 de agosto

        Atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mais da metade da população brasileira avalia negativamente as penas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos condenados pelos ataques de 8 de Janeiro. De acordo com pesquisa Atlas/Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira (14), 52,1% dos entrevistados afirmaram discordar das condenações que ultrapassam 15 anos de prisão para participantes da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

O levantamento mostra ainda que 45,5% da população concorda com as punições impostas pela Corte, enquanto 2,4% não souberam responder. Foram ouvidas 2.447 pessoas entre os dias 3 e 6 de agosto, por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de dois pontos percentuais, com índice de confiança de 95%.

Condenações e acordos judiciais

Segundo dados da Procuradoria-Geral da República (PGR), até o mês passado o STF havia condenado 643 pessoas por envolvimento nos atos golpistas. Ao todo, 1.198 indivíduos já foram responsabilizados judicialmente.

Desse total, 555 firmaram acordos de não persecução penal com a PGR, medida que suspende o processo mediante o cumprimento de penas alternativas. Os acordos são voltados a acusados que não participaram diretamente dos ataques e que confessaram seus crimes.

Entre os condenados, 270 foram considerados responsáveis por crimes mais graves. As penas variam de 3 a 17 anos de prisão, somadas a multas e ao pagamento de R$ 30 milhões em indenização por danos morais coletivos, valor que deverá ser dividido entre todos os réus.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário