quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Em reunião com Motta, Gleisi pede prioridade para reforma do IR e resposta ao tarifaço dos EUA

As propostas são consideradas urgentes para o Palácio do Planalto

       Gleisi Hoffmann (Foto: Gil Ferreira/SRI)

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (13) com lideranças da Câmara dos Deputados para apresentar a pauta prioritária do governo federal na Casa. As informações são do g1.

O encontro ocorreu na residência oficial da Presidência da Câmara e contou com a presença de líderes de partidos da base aliada e do centrão, como PT, União Brasil, Republicanos, PP e PSD. Ao lado do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), Gleisi detalhou os temas considerados urgentes pelo Palácio do Planalto.

Entre os assuntos discutidos, ganhou destaque a proposta de ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para pessoas físicas. O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), já havia antecipado que levaria o tema à ministra. “Defendemos que a proposta seja votada já na próxima semana”, disse o parlamentar em declarações anteriores à reunião.

Apesar dos apelos feitos durante reunião de líderes na terça-feira (12), Hugo Motta ainda não definiu um calendário para votação da proposta. Segundo aliados, ele se comprometeu a manter o tema em discussão.

Outro ponto sensível debatido no encontro foi o “tarifaço” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A resposta do governo Lula deve vir em forma de uma medida provisória a ser editada ainda nesta quarta-feira, como parte de um pacote de contingência.

Em entrevista recente à revista Veja, Hugo Motta manifestou preocupação com o cenário externo. “Tenho uma preocupação muito grande com esse ambiente internacional”, afirmou. Para o presidente da Câmara, é preciso ação rápida e coordenada entre os Poderes para proteger a economia nacional. “Tudo aquilo que couber à Câmara nós estamos aqui de prontidão para agir imediatamente para garantir que esses danos possam ser dirimidos”, garantiu.

A pauta econômica foi também o foco da reunião que Motta teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite de terça-feira (12), da qual Gleisi também participou. O encontro marcou a primeira conversa direta entre Lula e Motta após as idas e vindas na discussão sobre o aumento das alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Fonte: Brasil 247 com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário