quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Durante baderna bolsonarista no Congresso, deputado Bilynskyj invade e senta à mesa da Câmara

Episódio se soma a outro ocorrido no mesmo dia, na Comissão de Direitos Humanos, quando o parlamentar ocupou uma cadeira da Mesa da comissão por 20 minutos

Paulo Bilynskyj sentado na Mesa da Câmara (Foto: Reprodução)

O deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) voltou a protagonizar cenas de desordem na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6), ao se sentar em cima da Mesa Diretora do plenário da Casa durante a confusão promovida por parlamentares bolsonaristas em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O gesto, considerado uma afronta simbólica ao decoro parlamentar, ocorreu enquanto a oposição tumultuava a sessão e impedia o andamento normal dos trabalhos legislativos.

Na cena registrada por câmeras da Casa, parlamentares discutiam em volta da Mesa Diretora, quando Bilynskyj subiu e se sentou sobre a estrutura, num ato interpretado por colegas como falta de respeito às instituições democráticas.

O episódio se soma a outro ocorrido no mesmo dia, na Comissão de Direitos Humanos, quando Bilynskyj ocupou de forma irregular uma cadeira da Mesa da comissão por cerca de 20 minutos, em mais uma tentativa de protesto contra o que ele classificou como perseguição ao ex-presidente. “O motivo da minha permanência na Mesa é uma questão chamada paridade de armas, que diz respeito à defesa nos mesmos termos e com a mesma intensidade do ataque”, declarou o parlamentar.

A ocupação da mesa na comissão gerou protestos de governistas. “O senhor não foi eleito para estar na Mesa”, disse Tadeu Veneri (PT-PR). Bilynskyj respondeu de forma desafiadora: “Me retire.” O presidente da comissão, deputado Reimont (PT-RJ), afirmou que não acionaria a Polícia Legislativa para não constranger os agentes, ressaltando o desrespeito do gesto.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário