Falta apenas o voto do ministro Luiz Fux no julgamento na Primeira Turma do Supremo
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia votou e, com isso, a Primeira Turma da Corte chegou a quatro votos para condenar a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos.
"São graves as imputações apresentadas na denúncia", disse a ministra em seu voto virtual. "Buscou-se fragilizar e instabilizar não apenas instituições estatais e comprometer seus agentes, mas buscou-se o atingimento mesmo da segurança e da higidez do Estado Democrático de Direito", acrescentou, sobre a invasão do sistema, destacando que houve premeditação.
Segundo o ministro-relator, Alexandre de Moraes, a invasão pelo hacker Walter Delgatti, a mando de Zambelli, fez parte do plano golpista que resultou nos ataques à Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Acompanharam o voto do relator, além de Cármen Lúcia, os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin. Falta apenas o voto do ministro Luiz Fux.
O julgamento acontece até o próximo dia 16, no plenário virtual da Corte, com a maioria já formada pela condenação a 10 anos de prisão. Além disso, os ministros acolheram a parte do voto de Moraes que autoriza a perda do mandato da deputada após o fim de todos os recursos possíveis.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário