
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não comparecer ao ato do 1º de maio em São Paulo e, em vez disso, gravou um vídeo que será exibido para as centrais sindicais e militantes neste Dia do Trabalhador.
A decisão foi tomada após apelos de dirigentes sindicais, que, na terça-feira (29), pediram a presença do chefe de Estado. Contudo, Lula confirmou que não comparecerá e, em seu lugar, enviará como representantes os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, e do Trabalho, Luiz Marinho.

A decisão ocorre devido à realização simultânea de dois atos: um em São Paulo e outro em São Bernardo do Campo. Aliados do presidente explicam que ele optou por não se comprometer com um único evento, dada a divisão das manifestações – a ausência é vista como uma estratégia para evitar o esvaziamento de qualquer um dos atos.
No vídeo, que será exibido aos sindicalistas, segundo a CNN, o presidente adverte que o movimento sindical precisa se atualizar, uma vez que não consegue mais alcançar a juventude. “As pautas precisam ser novas”, afirma o chefe de Estado.
Lula também demonstrou apoio à redução da jornada de trabalho e ao fim da escala 6×1, que exige que os trabalhadores cumpram seis dias de trabalho seguidos por um dia de folga.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário