sexta-feira, 1 de agosto de 2025

‘Ataque a Moraes é ataque contra o STF e o Brasil’, diz Gilmar Mendes

Ministro repudia ofensiva coordenada entre bolsonaristas e Estados Unidos contra o Supremo

     Ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Reprodução)

Durante a solenidade de reabertura do ano judiciário nesta sexta-feira (1º), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes fez um pronunciamento incisivo contra o que classificou como uma ofensiva agressiva, incomum e antidemocrática contra os integrantes da Corte. A declaração ocorre em meio à intensificação de ataques direcionados especialmente ao ministro Alexandre de Moraes.

“Nos últimos dias temos acompanhado com perplexidade uma escalada de ataques contra membros do STF e, assim, contra toda a Corte e contra todo o povo brasileiro, de forma agressiva e totalmente inusual”, declarou Mendes no plenário do STF. Ele afirmou que as ações não podem ser vistas como fatos isolados e exigem uma resposta firme do Estado.

O ministro destacou que tais atitudes são motivadas por desacordos políticos com decisões judiciais tomadas pela Corte. “Tais medidas, motivadas por razões de natureza de discordância política com a atuação jurisdicional do Supremo, demandam uma resposta à altura de nossa Corte e da soberania do Estado brasileiro”, frisou.

☉ Reação veemente à hostilidade institucional - Gilmar Mendes expressou repúdio aos atos recentes, classificando-os como gestos que ferem os princípios mínimos da civilidade. “Venho manifestar meu mais veemente repúdio aos recentes atos de hostilidade unilateral que desprezam os mais básicos deveres de civilidade e respeito mútuo que devem balizar as relações entre quaisquer indivíduos e organizações”, afirmou.

Para o magistrado, o momento é ainda mais grave porque essas investidas não ocorrem de forma espontânea, mas resultam de um movimento orquestrado. “Os fatos recentes se revelam ainda mais graves porque decorreram de uma ação orquestrada de sabotagem contra o povo brasileiro por parte de pessoas avessas à democracia, armadas com os mesmos radicalismos, desinformação e servilismo que vêm caracterizando sua conduta há alguns anos.”

☉ ‘Lesa-pátria’ e extremismo político - Gilmar foi direto ao responsabilizar setores extremistas que não aceitam o resultado das eleições presidenciais de 2022. “Não é segredo para ninguém que os ataques à nossa soberania foram estimulados por radicais inconformados com a derrota de seu grupo político nas últimas eleições presidenciais.”

O ministro também criticou duramente um parlamentar que, segundo ele, abandonou o país para atacar o Supremo a partir do exterior. “Entre eles, um deputado que, na linha de frente do entreguismo, fugiu do país para covardemente difundir aleivosias contra o STF em um verdadeiro ato de lesa-pátria.”

Ainda segundo Gilmar, "o alvo central contra quem as baterias dos radicais têm se voltado é o eminente ministro Alexandre de Moraes, que, como todos sabem, é o responsável pela apuração da tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente eleito em 2022. Não é de hoje que o ministro Alexandre tem sido alvo de críticas infundadas em torno da condução dessas investigações".

A fala de Gilmar Mendes eleva o tom na defesa do Supremo Tribunal Federal diante de uma conjuntura de ataques públicos e institucionais, e reforça o compromisso do Judiciário com a democracia e a estabilidade institucional do país.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário