quinta-feira, 31 de julho de 2025

Tranquilo e bem-humorado Alexandre de Moraes sorri e reage com bom humor à sanção dos EUA ao assistir à vitória do Corinthians

Ministro do STF demonstra tranquilidade após ser alvo da Lei Magnitsky pelo governo Trump

       Alexandre de Moraes (Foto: Victor Piemonte/STF)

Horas após ser incluído na lista de sanções do governo dos Estados Unidos sob a chamada Lei Magnitsky, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, exibiu um estado de espírito tranquilo, bem humorado e confiante. Na noite desta quarta-feira (30), o magistrado compareceu à Neo Química Arena, em São Paulo, para assistir à vitória do Corinthians contra o Palmeiras, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Torcedor declarado do Corinthians, Moraes chegou ao estádio acompanhado da esposa e se acomodou em um dos camarotes. Foi recebido com aplausos e respondeu com sorrisos. Quando interpelado por um torcedor, respondeu com leveza: “Vai, Corinthians”. Não houve qualquer tumulto em torno do ministro.

A reação pública de Moraes contrasta com a gravidade das acusações feitas por Washington. Mais cedo no mesmo dia, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou sanções ao ministro brasileiro com base na Lei Magnitsky — mecanismo legal criado para punir estrangeiros acusados de corrupção ou violações de direitos humanos.

As sanções incluem o bloqueio de bens e contas bancárias sob jurisdição americana, além da proibição de entrada nos Estados Unidos. O visto de Moraes e de outros sete ministros do STF, assim como o do procurador-geral da República, Paulo Gonet, já havia sido suspenso por ordem do presidente dos EUA, Donald Trump, na semana passada.

Com um semblante sereno e descontraído, Alexandre de Moraes assistiu à vitória do seu time de coração e reafirmou, com gestos e atitudes, que a política internacional não o afastará de sua vida cotidiana ou de sua paixão pelo futebol.

A ida ao estádio remete à sua última aparição na Neo Química Arena, em março deste ano, quando também esteve presente na final do Campeonato Paulista, em que o Corinthians venceu o Palmeiras e conquistou o título estadual.

A aparição pública de Moraes após o anúncio das sanções pode ser interpretada como um sinal de que o ministro não pretende recuar diante da pressão internacional, tampouco se deixar abalar por medidas consideradas desproporcionais por especialistas em direito internacional. Para muitos, sua presença no estádio e sua reação bem humorada são também uma forma de reafirmar, simbolicamente, a independência das instituições brasileiras frente a pressões externas.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário