Coimbra afirma que levantamentos patrocinados por bancos e corretoras servem a interesses econômicos e não refletem o comportamento real do eleitorado
Em entrevista ao programa Boa Noite 247, o sociólogo e cientista político Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, criticou com veemência o uso político de pesquisas eleitorais financiadas por instituições financeiras. Segundo ele, esses levantamentos não são motivados por espírito público, mas sim por interesses específicos de grupos econômicos e midiáticos que buscam influenciar o debate político.
“Possivelmente não vamos supor que é altruísmo, espírito público que move instituições do mercado financeiro a fazer esse tipo de levantamento e a dar a ele uma ampla divulgação”, afirmou Coimbra, ao comentar a pesquisa divulgada pelo Banco Genial e repercutida com destaque pela grande imprensa. Para o cientista político, esses dados têm sido usados para alimentar uma narrativa de desgaste do governo Lula, num esforço conjunto entre o mercado financeiro, a mídia tradicional e setores da extrema direita.