O governador tem mais de 40% das intenções de voto nos cenários em que aparece, aponta Paraná Pesquisas
O governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), lidera as intenções de voto e é o favorito à reeleição na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes em 2026. É o que aponta levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, realizado entre os dias 1º e 4 de maio e divulgado nesta terça-feira (6). A pesquisa ouviu 1.700 eleitores em 85 municípios do Estado de São Paulo.
No cenário principal da pesquisa, Tarcísio aparece com 42,1% das intenções de voto totais. Seu principal concorrente, o vice-presidente da República e ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), surge com 21,1%, uma diferença de mais de 20 pontos percentuais. Com esse desempenho, o atual governador se aproxima da soma de todos os demais candidatos, que juntos alcançam 45,6% das intenções — um indicativo de que a disputa poderia ser resolvida ainda na primeira etapa da eleição.
Outros nomes testados ficaram abaixo da casa dos 10%. Erika Hilton (PSOL) aparece com 9,4%, seguida por Alexandre Padilha (PT), com 5,5%; Rodrigo Manga (Republicanos), 4,8%; e Paulo Serra (PSDB), com 4,0%. A margem de erro da pesquisa é de 2,4 pontos percentuais.
Em uma segunda simulação, sem Alckmin na disputa, a vantagem de Tarcísio é ainda maior. Ele atinge 46,5% das intenções de voto, enquanto o ex-governador e atual ministro Márcio França (PSB) marca 11,9%. Erika Hilton (9,7%), Alexandre Padilha (7,1%) e Rodrigo Manga (5,4%) aparecem em situação de empate técnico. Paulo Serra, com 4,7%, também permanece tecnicamente empatado com os adversários diretos. Nesse cenário, os adversários somam apenas 39,6%, reforçando a possibilidade de vitória em turno único.
Entretanto, o cenário muda consideravelmente caso Tarcísio não dispute a reeleição e se lance à Presidência da República, possibilidade ventilada por aliados e setores da centro-direita. Sem o atual governador, a disputa pelo governo paulista se torna mais acirrada e indefinida.
Nesse contexto, o nome com melhor desempenho é o do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), que lidera um dos cenários com 29,5%. Ele aparece à frente de Márcio França (16,2%), Erika Hilton (10,1%), Rodrigo Manga (8,7%) e Alexandre Padilha (7,6%).
Outros três cenários sem Tarcísio nem Alckmin apontam Márcio França na liderança, sempre com vantagem fora da margem de erro sobre os concorrentes. O Paraná Pesquisas também testou nomes que poderiam herdar o capital político de Tarcísio, como o secretário de Governo Gilberto Kassab (PSD), o vice-governador Felicio Ramuth (PSD) e o presidente da Alesp, André do Prado (PL), mas nenhum deles conseguiu se destacar.
Em todas as simulações sem a presença de Tarcísio e Alckmin, houve crescimento expressivo da intenção de votos nulos, brancos ou de eleitores que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário