Ex-embaixador Rubens Ricupero afirma que apoio de Trump a Bolsonaro representa ingerência inaceitável e foi um "presente" dado a Lula

Bolsonaro, Lula e Rubens Ricupero (Foto: Divulgação)
A recente interferência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em favor de Jair Bolsonaro terá efeitos na política brasileira. Segundo Rubens Ricupero, ex-embaixador do Brasil em Washington, a postura de Trump constitui um “presente eleitoral” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista à revista CartaCapital, Ricupero avaliou que a iniciativa fortalece a posição de Lula em defesa da soberania nacional.
No dia 7 de julho, Trump usou sua rede social Truth Social para classificar como “caça às bruxas” o processo no Supremo Tribunal Federal contra Bolsonaro, acusando: “Ele não é culpado de nada” e afirmando que os EUA estariam “acompanhando muito de perto” o caso.
O presidente Lula reagiu prontamente, reafirmando a soberania do Brasil: “Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Temos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei”
Ricupero considerou a postura de Trump “inadmissível”, elogiou a resposta do Palácio do Planalto como “na medida certa” e destacou o impacto político positivo para Lula: “No fundo, é um presente para Lula. Reforça muito sua plataforma como defensor da soberania nacional”
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário