segunda-feira, 28 de julho de 2025

VÍDEO – “Nunca fumei maconha”, diz militar réu pelo plano golpista

O tenente-coronel do Exército Hélio Ferreira Lima e seu advogado. Foto: Divulgação

Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (28), o tenente-coronel do Exército Hélio Ferreira Lima negou qualquer envolvimento em ações golpistas. “Nasci e tive parte da minha criação num complexo famoso do Rio de Janeiro e nunca peguei num cigarro de maconha, nunca fiz nada de errado. Escolhi ser um soldado do Estado”, disse ele.

Apontado como um dos integrantes do chamado “núcleo 3”, o militar é investigado por suposta participação em planos de monitoramento ilegal de autoridades e em articulações para a ruptura institucional após as eleições de 2022. “Não segui ninguém, não fiz absolutamente nada disso”, declarou.

Durante o interrogatório por videoconferência, Hélio disse estar profundamente abalado com o processo. “A maior dor que sinto é ver parte do Estado tentando me transformar num criminoso. Ele também pediu que sua trajetória como oficial do Exército fosse considerada pela Corte.

O militar também negou a existência de um plano real de ataque a ministros do Supremo. Ao comentar a chamada “Operação Luneta”, documento com análises táticas atribuídas a ele pela Polícia Federal, Hélio disse que se tratava de um exercício hipotético, amparado em normas legais. “Você falou sobre algum tipo de ação contra ministro — ele [o cenário] não fala nada em eliminar ninguém”, concluiu.

Confira o vídeo:

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário