quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Marco Rubio diz que "não se importa" com reação da ONU a ataques dos EUA à Venezuela




ONU disse que continua "muito preocupada" com as tensões aumentadas entre Washington e Caracas

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington, D.C. - 17/07/2025 (Foto: REUTERS/Nathan Howard)

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse nesta quinta-feira (4) que "não se importa" com o que as Nações Unidas têm a dizer sobre o ataque realizado a uma suposta embarcação de narcotráfico na costa da Venezuela.

"Eu não me importo com o que a ONU diz. A ONU não sabe do que está falando", afirmou Rubio durante uma coletiva de imprensa conjunta com sua contraparte equatoriana, Gabriela Sommerfeld, de acordo com a agência Sputnik.

Na quarta-feira, o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que a organização continua "muito preocupada" com as tensões aumentadas entre Washington e Caracas.

O oficial da ONU acrescentou que não podia comentar sobre a legalidade do ataque à suposta embarcação de narcotráfico.

Em 7 de agosto, a procuradora-geral dos EUA, Pamela Bondi, anunciou uma recompensa de 50 milhões de dólares por informações que levem à prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro, a quem os EUA acusam de liderar o Cartel de los Soles. A medida foi seguida pouco depois pelo envio de vários ativos navais dos EUA ao Caribe, sob o pretexto de combater a atividade dos cartéis na região.

Em resposta, Maduro ordenou a mobilização das Milícias Bolivarianas para garantir a defesa do país. Caracas tem argumentado repetidamente que os deslocamentos navais dos EUA no Caribe não têm relação com esforços de combate ao narcotráfico e, em vez disso, servem para pressionar a Venezuela.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário