terça-feira, 2 de setembro de 2025

Brasil mantém 10ª posição entre as maiores economias do mundo apesar de crescimento abaixo da média

PIB brasileiro avançou 0,4% no segundo trimestre

     (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (2) que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2024. Os dados, repercutidos pela revista Veja com base em levantamento da agência Austin Ratings, colocam o país na 32ª posição entre 55 economias analisadas em termos de crescimento trimestral.

O desempenho brasileiro ficou abaixo da média global, que registrou 0,7%, e também da média dos países do grupo Brics — Rússia, Índia, China e África do Sul — que cresceram 0,7% no mesmo período. A comparação foi feita em moeda local, considerando a variação em relação ao trimestre anterior.

◈ Comparação internacional

Entre os países analisados, a Indonésia liderou a expansão econômica no segundo trimestre, reforçando sua posição como uma das economias emergentes mais dinâmicas do cenário global. Já o Brasil, embora tenha mostrado avanço, ficou em uma faixa intermediária, distante dos principais motores de crescimento mundial.

◈ Brasil se mantém como 10ª economia

Apesar do ritmo considerado mediano, o Brasil preservou sua posição como a 10ª maior economia do mundo quando o PIB é convertido em dólares. Desde o ano passado, o país ocupa esse posto, após ter alcançado a 9ª posição em 2023, segundo cálculos da Austin Ratings baseados em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário