terça-feira, 9 de setembro de 2025

Bolsonaro está em pânico por medo de prisão na Papuda, dizem aliados

Bolsonaro teme humilhação, piora na saúde e risco de morte caso tenha que cumprir pena na Papuda se condenado por trama golpista

Jair Bolsonaro e presídio da Papuda (Foto: Reuters | Reprodução)

Jair Bolsonaro (PL) vive forte apreensão com a chance de ser encarcerado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, aliados próximos que o visitaram relatam que Bolsonaro está em pânico diante da possibilidade de dividir espaço com presos comuns e teme tanto pela saúde quanto pela segurança pessoal. Nesta terça-feira (9), o ministro do Supremo TribunalFederal (STF) Alexandre de Moraes votou pela condenação do ex-mandatário e outros sete réus na ação penal que trata de uma tentativa de golpe de Estado.

De acordo com a reportagem, a perspectiva de cumprir pena em uma penitenciária de regime fechado, em vez de um espaço reservado, é vista pelo ex-mandatário como uma humilhação. Um de seus interlocutores afirmou que ele chegou a demonstrar medo até de morrer caso seja enviado à Papuda. Além da preocupação com o convívio com outros detentos, Bolsonaro teme não ter atendimento médico adequado caso venha a passar mal.

◈ Espaço já estaria preparado para Bolsonaro

Fontes ligadas ao sistema penitenciário revelaram que já há um espaço reservado no complexo para receber o ex-mandatário, caso ele seja condenado. A decisão final sobre o local de cumprimento da pena caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator da ação que investiga a tentativa de golpe de Estado atribuída a Bolsonaro.

Enquanto a escolha do magistrado não é conhecida, a defesa prepara um pedido para que, em caso de condenação, ele cumpra a pena em regime domiciliar. Outra possibilidade em análise é que seja mantido em cela da Polícia Federal, modelo semelhante ao adotado em 2018 com o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

◈ Divisão no STF e pressões externas

No STF, alguns ministros avaliam que uma eventual prisão de Bolsonaro na Papuda poderia fortalecê-lo politicamente, ao transformá-lo em vítima aos olhos de seus apoiadores e até de parte da oposição. Por outro lado, cresce a pressão diante da postura do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-mandatário, que tem buscado apoio no exterior e promovido ataques a magistrados em viagens recentes aos Estados Unidos. A atuação do deputado é vista como um entrave para negociações que poderiam resultar em tratamento mais brando para o pai.

◈ Papuda já recebeu figuras de destaque da política

O Complexo Penitenciário da Papuda, um dos maiores do país, já recebeu políticos de grande notoriedade condenados por corrupção. Entre eles, o ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o ex-senador Luiz Estevão. Com quatro presídios em funcionamento, o complexo é considerado uma prisão de segurança máxima.

Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário