“Não temos porteira fechada. Quem quiser entrar diz que quer entrar e vamos avaliar", disse o presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em declaração à imprensa nesta segunda-feira (7) que o BRICS está aberto a receber novos países. Ao ser questionado sobre o possível ingresso da Venezuela no bloco, mesmo com o veto da Argentina, Lula disse que o BRICS é uma “metamorfose ambulante", fazendo referência a Raul Seixas.
“Se eu pudesse utilizar o Raul Seixas, poderia dizer pra vocês que o BRICS é uma ‘metamorfose ambulante’. Não é aquela coisa que já está pronta, o BRICS é uma criança em crescimento. Nós estamos aprendendo, tentando não repetir os erros dos outros. Estamos tentando fazer algo novo”, disse
Na sequência, o presidente criticou a falta de representatividade nos órgãos internacionais e afirmou que o bloco luta para mudar essa realidade.
“Embora os Brics representem metade do PIB do mundo, só tem 18% de representatividade. Lembro que quando a gente estava disputando as Olimpíadas, a China tinha um delegado e a Suíça tinha cinco. A Itália tinha cinco. A verdade nua é esta . Os países ricos tomaram conta das instituições multilaterais e nós quase ficamos na borda vivendo de favores. O que queremos é construir um BRICS em que a relação seja justa e que todos participem da decisão e que a decisão seja sempre tomada da forma mais democrática possível”, defendeu.
Por fim, Lula disse que o BRICS está de portas abertas para novos países que quiserem fazer parte do bloco. “Não temos porteira fechada. Quem quiser entrar diz que quer entrar e vamos avaliar. E na hora que a gente avalia e a gente faz o convite. É assim que é”, concluiu.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário