segunda-feira, 28 de julho de 2025

Ipsos-Ipec: Flamengo tem maior torcida no Sudeste, Nordeste, Centro-oeste e Norte; Grêmio lidera no Sul

Levantamento revela contrastes regionais no futebol brasileiro

(Foto: Gilvan de Souza/CRF/Ag. Brasil )

Uma nova rodada da maior pesquisa já realizada sobre torcidas no Brasil, divulgada por O Globo com dados do instituto Ipsos-Ipec, mostra como o amor pelo futebol varia conforme a geografia. O Flamengo aparece como o clube com maior torcida em quatro das cinco grandes regiões do país — Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. A exceção está no Sul, onde o Grêmio lidera.

O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 9 de junho de 2025 e ouviu 2.000 brasileiros com 16 anos ou mais, em 132 municípios de todas as regiões. A margem de erro geral é de 2,2 pontos percentuais e, em alguns recortes regionais, as variações são maiores por conta do tamanho da amostra.

Os números reforçam a posição do Flamengo como clube de maior alcance nacional. No Centro-Oeste e Norte, analisados em conjunto pela pesquisa para garantir a representatividade estatística, o rubro-negro alcança impressionantes 37,5% da preferência — o maior índice regional de toda a pesquisa. Quando descontados os 34,8% de entrevistados dessas regiões que disseram não torcer para nenhum time, mais da metade dos torcedores com clube declarado é flamenguista.

No Sudeste, tradicional reduto dos clubes paulistas e cariocas, o Flamengo ultrapassou o Corinthians e agora lidera. Enquanto os rubro-negros mantiveram 18,1% da preferência, os corintianos recuaram de 20,7% para 16,8%, saindo da liderança e ficando abaixo da margem de erro.

No Nordeste, o domínio do Flamengo também se confirma, com números superiores à média nacional. O fenômeno dos “mistos” — torcedores que mantêm um time local e outro de fora da região — ajuda a explicar essa popularidade. "No Nordeste, 61% dos torcedores preferem clubes de fora da região, o oposto do que ocorre no Sul", explica o pesquisador Irlan Simões, do Observatório Social do Futebol (Uerj). "Isso surpreende, pois sempre se entendeu que os clubes locais só superam os do eixo Rio-São Paulo nas capitais ou regiões metropolitanas, como em Fortaleza, Recife e Salvador."

A única região em que o Flamengo não reina é o Sul. Lá, 62% dos torcedores apoiam clubes locais, uma realidade oposta à do Nordeste. O Grêmio lidera com 18,8% da preferência, seguido pelo Internacional com 10,8%. Apesar da vantagem numérica do tricolor gaúcho, ambos estão tecnicamente empatados devido à alta margem de erro da amostra regional, de 6%.

Irlan Simões ressalta que o interior do Paraná e de Santa Catarina ainda guarda influência de clubes do Rio e São Paulo, o que pode reduzir a média de torcedores que priorizam os clubes locais no Sul. Ainda assim, o regionalismo é mais forte do que em qualquer outra parte do Brasil.

No agregado das regiões Norte e Centro-Oeste, os cinco clubes com maiores torcidas no Brasil — Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco — representam 90% dos torcedores que indicaram algum time, deixando o futebol local em segundo plano.

Essa concentração de torcedores em clubes do eixo Rio-São Paulo é resultado de fatores históricos, como a maior presença da mídia, transmissões regulares dos jogos nacionais, campanhas de marketing e títulos de expressão internacional.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário