sábado, 15 de novembro de 2025

EUA retiram tarifa de 10% sobre produtos brasileiros e governo comemora avanço

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, avaliou que o recuo de Trump é uma "vitória para o Brasil"

Kuala Lampur, Malásia - 26/10/2025 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático-ASEAN (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás e decidiu, nesta sexta-feira (14), reduzir as tarifas-base unilaterais de 10% inicialmente aplicadas contra o Brasil, informou a Globo News, citando fontes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com isso, devem permanecer em vigor as tarifas adicionais aplicadas contra o Brasil, estipuladas em 40%.

Mais cedo, Trump anunciou que as novas isenções entram em vigor retroativamente à meia-noite de quinta-feira (13). A medida beneficia dezenas de produtos alimentícios, incluindo alimentos básicos como carne bovina, café e frutas.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nas redes sociais que a reversão é uma "vitória para o Brasil", resultado das intensas negociações diplomáticas entre os países nas últimas semanas.

-- Vitória para o Brasil! Os Estados Unidos anunciaram a retirada de taxas sobre diversos produtos brasileiros — uma decisão que reforça a força do nosso país no cenário internacional. Essa conquista é resultado da atuação firme e estratégica do governo do presidente @LulaOficial, que segue defendendo a soberania e os interesses do Brasil em todas as mesas de negociação. O Brasil mostra, mais uma vez, que cresce, avança e se impõe quando age com seriedade, diálogo e compromisso com o desenvolvimento do nosso povo.
Fonte: Brasil 247 com informações da GloboNews



Nenhum comentário:

Postar um comentário