sábado, 6 de setembro de 2025

Polícia Militar reforça segurança com 2 mil agentes no desfile de 7 de Setembro em Brasília

PMDF terá tropa de prontidão e ações de inteligência para garantir tranquilidade durante o evento e evitar conflitos entre manifestantes

            Polícia Militar do Distrito Federal (Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília )

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) vai mobilizar dois mil agentes para reforçar o policiamento na Esplanada dos Ministérios, no próximo domingo (7), durante as celebrações do Dia da Independência. Além do efetivo presente nas ruas, a corporação manterá uma tropa aquartelada, ou seja, de prontidão para ser acionada em caso de necessidade. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.

O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro deve atrair milhares de pessoas à Esplanada. Para evitar que o reforço na segurança comprometa o patrulhamento cotidiano, a PMDF decidiu deslocar agentes que atuam em áreas administrativas para a linha de frente do evento. “Vamos empregar 2 mil PMs na Esplanada e, para não comprometer o policiamento nas regiões administrativas, o efetivo das áreas administrativas será deslocado para o operacional”, explicou a comandante-geral da corporação, coronel Ana Paula Habka.

A coronel também destacou o trabalho de inteligência da instituição. “Nossa inteligência vai estar trabalhando para que cada pessoa que for ao 7 de Setembro possa se manifestar democraticamente, de acordo com suas ideologias e respeitando o próximo”, disse Habka. Ela ainda reforçou que a PMDF está preparada para lidar com imprevistos: “Se houver alguma surpresa, a PM estará pronta para responder e oferecer segurança à sociedade”.

O esquema de segurança prevê restrições. A Praça dos Três Poderes permanecerá fechada e o acesso do público será limitado. Segundo a comandante, o planejamento foi elaborado por mais de 20 órgãos, com monitoramento constante das áreas de inteligência da PMDF e da Secretaria de Segurança Pública.

Além do desfile, manifestações de grupos políticos estão confirmadas em Brasília. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se concentrarão em frente à Torre de TV a partir das 9h. Já simpatizantes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vão se reunir no Conic, no mesmo horário. Para evitar confrontos, as concentrações serão mantidas a cerca de três quilômetros de distância.

O uso de capacetes e de camisetas com ofensas estará proibido, como parte das medidas para garantir um ambiente pacífico. Apesar do clima de polarização, a expectativa da PMDF é de um evento marcado pela civilidade e sem grandes incidentes.

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário