quarta-feira, 20 de agosto de 2025

“Nenhum império tocará a Venezuela”, diz Maduro após envio de navios de guerra dos EUA

 

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Foto: Reprodução

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reagiu nesta segunda-feira (18) ao envio de tropas norte-americanas rumo ao sul do Mar do Caribe, afirmando que “nenhum império” deve pisar no território venezuelano ou em qualquer outro país da América do Sul.

“Nossos mares, nossos céus e nossas terras são defendidos por nós, libertados por nós, vigiados e patrulhados por nós. Nenhum império virá tocar o solo sagrado da Venezuela nem deve tocar o solo sagrado da América do Sul”, disse em transmissão pelas redes sociais.

Maduro reforçou que “nunca mais” qualquer potência estrangeira deveria colocar “seus pés insolentes” na “terra sagrada de Bolívar”. Segundo ele, “já é humilhante o suficiente ter bases militares americanas em solo colombiano, humilhante o suficiente para a terra que Bolívar conquistou com todo o seu sacrifício”.




A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou que o governo de Donald Trump está disposto a usar “toda a força” contra Maduro, a quem classificou como “fugitivo” e “chefe de um cartel narcoterrorista”.

“Maduro não é um presidente legítimo. Ele é um fugitivo e chefe de um cartel narcoterrorista acusado nos EUA de tráfico de drogas. Trump está preparado para usar toda a força americana para deter o tráfico de drogas”, afirmou a jornalistas.

Como parte da escalada, Washington elevou a recompensa por informações que levem à captura de Nicolás Maduro para US$ 50 milhões — cifra superior à oferecida pelos Estados Unidos por Osama Bin Laden após os atentados de 11 de setembro.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário