STF deve iniciar análise do caso na segunda quinzena de setembro, com oito réus denunciados por tentativa de anular eleições de 2022
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta quinta-feira (14) ao presidente da Corte, Cristiano Zanin, um pedido para que seja definida a data do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus acusados de participação em uma trama golpista. A informação foi divulgada pelo G1.
No despacho, Moraes afirmou que “o processo encontra-se pronto para inclusão em pauta” e destacou que a definição da data “é necessária para assegurar a celeridade processual e a efetividade da prestação jurisdicional”. A expectativa é que o julgamento ocorra ainda neste semestre, com previsão de início na segunda quinzena de setembro.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro e os demais acusados integraram um esquema com militares, civis e membros do antigo governo, articulado para reverter ilegalmente o resultado das eleições presidenciais de 2022 e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva. A denúncia aponta ações coordenadas que envolveram a convocação de manifestações, a disseminação de informações falsas e tentativas de conferir aparência de legalidade a medidas inconstitucionais.
Fonte: Brasil 247 com informação do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário