quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Moraes pede a Zanin para marcar julgamento de Bolsonaro e outros sete réus na trama golpista

STF deve iniciar análise do caso na segunda quinzena de setembro, com oito réus denunciados por tentativa de anular eleições de 2022

Alexandre de Moraes (Foto: Victor Piemonte/STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta quinta-feira (14) ao presidente da Corte, Cristiano Zanin, um pedido para que seja definida a data do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus acusados de participação em uma trama golpista. A informação foi divulgada pelo G1.

No despacho, Moraes afirmou que “o processo encontra-se pronto para inclusão em pauta” e destacou que a definição da data “é necessária para assegurar a celeridade processual e a efetividade da prestação jurisdicional”. A expectativa é que o julgamento ocorra ainda neste semestre, com previsão de início na segunda quinzena de setembro.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro e os demais acusados integraram um esquema com militares, civis e membros do antigo governo, articulado para reverter ilegalmente o resultado das eleições presidenciais de 2022 e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva. A denúncia aponta ações coordenadas que envolveram a convocação de manifestações, a disseminação de informações falsas e tentativas de conferir aparência de legalidade a medidas inconstitucionais.

Fonte: Brasil 247 com informação do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário