quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Moraes é o ministro do STF com a avaliação mais alta do país, diz pesquisa Atlas

Alexandre de Moraes, ministro do STF. Foto: reprodução

Alexandre de Moraes aparece no topo do ranking de imagem entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo levantamento Atlas/Bloomberg realizado entre 3 e 6 de agosto de 2025. O ministro é visto de forma positiva por 49% dos entrevistados, enquanto 51% afirmam ter uma visão negativa. Apesar da divisão, o percentual de avaliação favorável é o mais alto entre os 11 integrantes da Corte.

O resultado mantém Moraes em posição de destaque no Judiciário, num momento em que seu nome está fortemente associado a decisões de impacto nacional, como processos relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023, investigações contra desinformação e ataques às instituições. Sua atuação à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2022 e 2024, especialmente nas eleições gerais e no enfrentamento a campanhas de notícias falsas, também contribuiu para colocá-lo no centro do debate político.

Na sequência do ranking aparecem Cármen Lúcia e Flávio Dino, ambos com 46% de imagem positiva. Embora estejam próximos de Moraes, nenhum outro ministro alcança a mesma taxa de aprovação registrada por ele.

A pesquisa ouviu 2.447 pessoas em todo o Brasil, usando o método de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), que busca garantir amostras representativas da população adulta. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Veja os gráficos abaixo:

Crédito na imagem
Crédito na imagem


Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário