Cenário goiano tem Vilela com 26%, Perillo com 22% e eleitorado mais propenso a aliado de Jair Bolsonaro
A disputa pelo governo de Goiás em 2026 tem Daniel Vilela (MDB) na dianteira, seguido de perto por Marconi Perillo (PSDB), indica pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) e publicada pela Folha de S. Paulo. O estudo também mapeou o humor do eleitorado em relação a alinhamentos políticos e à atuação de autoridades diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos.
Segundo a Genial/Quaest, Daniel Vilela soma 26% das intenções de voto, enquanto Marconi Perillo aparece com 22%. Na sequência estão Wilder Morais (PL), com 10%, Adriana Accorsi (PT), com 8%, e Telêmaco Brandão (Novo), com 1%. Brancos e nulos somam 19%, e 14% não souberam responder.
No quesito popularidade, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) apresenta o maior índice de aprovação entre gestores estaduais avaliados: 88%, contra 9% de desaprovação. Entre as preferências políticas, Goiás está entre os estados com maior propensão a um governador aliado de Jair Bolsonaro: 30% manifestam essa opção. Também foi registrada avaliação positiva da atuação dos governadores locais diante das tarifas dos EUA, com 59% de menções favoráveis; já Bolsonaro teve seu melhor desempenho relativo em Goiás, com 33% de avaliação positiva.
O levantamento, financiado pela Genial Investimentos, foi feito entre 13 e 17 de agosto, por meio de 10.146 entrevistas presenciais. A margem de erro em Goiás é de três pontos percentuais.
Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário