As declarações de Michelle Bolsonaro chamando o presidente Lula (PT) de “pinguço” geraram forte rejeição nas redes sociais — inclusive entre eleitores moderados. Segundo levantamento encomendado pelo Metrópoles à empresa AP Exata, 80,7% dos 100 mil posts analisados desaprovaram o ataque feito pela ex-primeira-dama.
Durante evento do PL no domingo, Michelle disse que Lula é “mentiroso, cachaceiro, pinguço e irresponsável”. Foi a primeira vez que ela adotou um discurso mais agressivo em público. A nova postura agradou apenas o núcleo mais radical do bolsonarismo.
A fala ocorreu no Nordeste, região onde Lula concentra seus maiores índices de aprovação. Michelle afirmou que é aceitável votar uma vez no PT, mas repetir o voto é “burrice política”.
A ex-primeira-dama também repetiu o discurso de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe e em prisão domiciliar, é perseguido pelo sistema, e fez apelos para que apoiadores participem do ato de 7 de setembro em São Paulo.
A análise mostra ainda que, nos últimos três dias, 60,5% das menções a Michelle nas redes foram negativas, enquanto 39,5% foram positivas. Para especialistas, o tom utilizado afasta eleitores do centro.
“Ela tem presença forte, mas não é o Bolsonaro. Não agrega tanta defesa em torno dela, e as forças governistas se levantam muito contra ela. Foi uma fala infeliz, que mais atrapalhou do que ajudou”, avaliou Sergio Denicoli, cientista de dados e CEO da AP Exata.
Fonte: DCM
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