sexta-feira, 11 de julho de 2025

"Surreal", diz Gleisi, após ação de Tarcísio para ajudar Bolsonaro a fugir

Ministra critica tentativa de Tarcísio de viabilizar viagem de Bolsonaro aos EUA e afirma que bolsonarismo “afunda nas próprias espertezas”

Gleisi Hoffmann e Tarcísio de Freitas (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados | Reprodução)

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reagiu com indignação à revelação de que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tentou articular junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma autorização para que Jair Bolsonaro deixasse o país com destino aos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Segundo a reportagem, o plano de Tarcísio envolvia permitir que o ex-presidente viajasse aos EUA para negociar diretamente com o presidente Donald Trump a redução de tarifas comerciais impostas ao Brasil. A proposta incluía também a tentativa de costurar, com apoio do Congresso, uma anistia a Bolsonaro — investigado por sua participação na tentativa de golpe de Estado em 2022 e atualmente proibido de sair do país por decisão do STF.

“Surreal!”, escreveu Gleisi nas redes sociais. “Segundo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha, o governador bolsonarista Tarcísio de Freitas tentou acertar junto ao STF uma fuga de Bolsonaro para os EUA, com o objetivo dele negociar com Trump a redução das tarifas que ele ajudou a impor ao Brasil. E também de acertar sua anistia por aqui.”

Na sequência, a ministra criticou duramente o que classificou como “lambança” bolsonarista: “Fizeram a caca toda pensando na família Bolsonaro, e cada vez mais se afundam com as espertezas que elucubraram. Consertem o que fizeram, foi muito grave para o Brasil, para o povo brasileiro o vexame a que submeteram o país. As consequências não tardarão.”

Gleisi finalizou afirmando que o governo Lula seguirá comprometido com os interesses nacionais: “Nosso governo vai continuar atuando na defesa dos interesses nacionais com responsabilidade, mas com determinação e destemor.”

A proposta de Tarcísio foi recebida com perplexidade por ministros do Supremo e rejeitada por unanimidade. Integrantes da Corte consideraram a ideia “esdrúxula” e alertaram para o risco de fuga e pedido de asilo político por parte de Bolsonaro, o que poderia dificultar sua responsabilização penal.

Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário