O Les Echos diz que Lula “subiu no ringue, ignorando a ameaça” e lembrou que seu governo pode responder na mesma moeda. O diário avalia que Trump está irritado pelo fato de o Brasil pertencer ao Brics, que busca uma outra solução ao uso do dólar nas transações comerciais e ao domínio dos Estados Unidos no comércio internacional.
✱ Incoerência das medidas
O canal francês BFMTV dedicou sua crônica de economia ao assunto. A análise da emissora cita “a incoerência” da futura tarifa imposta ao Brasil, sob a alegação errônea de Trump de que existiria um suposto excedente comercial com os Estados Unidos. “Não vemos onde está a injustiça já que são os Estados Unidos que registram um superávit com o Brasil, de US$ 7,4 bilhões em 2024”, apontou a emissora.
“Será que Trump está realmente cogitando interromper o julgamento de Bolsonaro ou esse é apenas um pretexto para encher os cofres dos Estados Unidos?”, questionou a jornalista Caroline Loyer. Para ela, qualquer uma das opções suscita o temor de uma grave crise diplomática entre os dois países.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário