quinta-feira, 3 de julho de 2025

Apucarana sediou evento técnico de controle de infecção hospitalar

 

    Foto: Divulgação

A Comissão Regional de Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (Creciss) realizou nesta quinta-feira (3), no Auditório Araucárias, na 16ª Regional de Saúde de Apucarana, seu primeiro evento técnico. Participaram profissionais de saúde de toda a região, para discutir estratégias de qualificação no enfrentamento das infecções hospitalares.

A Creciss é uma instância técnica que atua no âmbito regional com o objetivo de fortalecer e qualificar as ações de prevenção e controle de infecções nos serviços de saúde da 16ª Regional de Saúde. A atividade contou com a palestrante Sandra Nucini, enfermeira da Divisão de Vigilância dos Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Também participou a médica infectologista, Viviane Dias que, ao lado de Sandra Nucini, integra a Comissão Estadual de Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (Ceciss). As duas profissionais contribuíram com suas experiências e orientações técnicas.

O evento técnico foi acompanhado por representantes das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar, de hospitais de Apucarana e Arapongas, além de outros de menor porte da região. Participaram ainda membros de vigilâncias sanitárias e epidemiológicas municipais, além de técnicos das Regionais de Saúde de Apucarana, Cornélio Procópio, Londrina e Ivaiporã.

A programação teve como base a análise dos dados epidemiológicos regionais, com foco nas infecções associadas a procedimentos como:

pneumonias relacionadas à ventilação mecânica; infecções do trato urinário associadas à sonda vesical de demora; infecções de ferida operatória e sepse; além do consumo de antimicrobianos, conforme os registros do Sistema Online de Notificação de Infecções Hospitalares.

“A discussão deste tema é de extrema relevância, pois fortalece práticas seguras e atualizadas para o combate às infecções nos serviços de saúde, promovendo a qualidade da assistência e a segurança do paciente”, avalia o diretor da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Lucas Leugi.

CONTROLE PERMANENTE - O controle de infecção hospitalar refere-se ao conjunto de medidas implementadas em ambientes de saúde para prevenir e controlar a ocorrência de infecções relacionadas à assistência à saúde, também conhecidas como infecções hospitalares. Estas medidas visam garantir a segurança dos pacientes, profissionais de saúde e visitantes, reduzindo a incidência e gravidade dessas infecções.

Entre algumas das principais ações preventivas de infecções hospitalares estão: higiene das mãos; uso de equipamentos de proteção individual (EPI); limpeza e desinfecção de superfícies e equipamentos; gerenciamento de antimicrobianos; isolamento de pacientes; educação e treinamento de equipes em hospitais; e o monitoramento frequente da Vigilância Epidemiológica.

Fonte: Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário