Presidente brasileiro participa do enterro de Mujica, a quem chamou de “figura excepcional”. Ex-presidente uruguaio morreu aos 89 anos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta quinta-feira (15) em Montevidéu, capital do Uruguai, onde acompanhará o funeral do ex-presidente José “Pepe” Mujica, informa o Metrópoles.
O presidente deve chegar ao Uruguai às 13h02, após ter retornado a Brasília pouco antes do amanhecer, por volta das 5h, vindo da China, onde cumpria compromissos diplomáticos.
Mujica faleceu na última terça-feira (13), aos 89 anos. Ícone da esquerda latino-americana e referência de simplicidade na política, o ex-presidente uruguaio mantinha uma relação de proximidade e admiração mútua com Lula. Em dezembro de 2024, foi agraciado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo governo brasileiro a estrangeiros.
Em declarações recentes, Lula recordou o último encontro entre os dois líderes. “(Na última visita) eu tinha certeza que era a última vez que eu ia ver ele com vida. Ele disse: ‘eu estou indo embora’”, contou emocionado.
O presidente brasileiro também destacou a dimensão humana de Mujica, considerada por ele incomparável no cenário político. “Eu conheço muita gente, eu conheço muitos presidentes, eu conheço muitos políticos, mas nenhum se iguala à grandeza da alma do Pepe Mujica, que era efetivamente uma figura excepcional”, declarou.
A despedida de Lula a Mujica simboliza não apenas a perda de um ex-presidente, mas de um aliado histórico, com quem compartilhou ideais de justiça social, integração regional e compromisso com os mais pobres. A morte de Mujica representa o fim de uma era na política latino-americana, marcada por sua resistência à ditadura, vida austera e defesa firme da democracia.
Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário