Na Agrishow 2025, Mapa destaca estratégias de internacionalização e ferramentas para impulsionar exportações
Durante a Agrishow 2025, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou os avanços na internacionalização do agro brasileiro desde 2023. No período, o país abriu 356 novos mercados, ampliando sua presença comercial em 63 países.
“Isso significa mais oportunidades para quem está no campo, mais renda, mais empregos e maior reconhecimento da qualidade do que o Brasil produz”, afirmou o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira.
O ministro Carlos Fávaro reforçou: “Desde o início de 2023, já são mais de 350 mercados abertos para produtos da agropecuária brasileira, o que tem ampliado significativamente a presença do Brasil no comércio internacional”.
Entre os produtos com novos destinos estão carnes, frutas, pescados, sementes e material genético. O Mapa tem promovido o uso de ferramentas como o AgroInsight, que já produziu mais de 300 relatórios comerciais, e o ConectAgro, com dados de mercado e atuação dos adidos agrícolas. Lançado este ano, o Passaporte Agro orienta produtores interessados em exportar.
“Essas ferramentas são formas de encurtar a distância entre o produtor e o mercado internacional. A ideia é transformar informação em acesso real a oportunidades”, disse Marcel Moreira.
Outro destaque foi o programa Caminho Verde Brasil, que visa recuperar 40 milhões de hectares de áreas degradadas com práticas sustentáveis, em resposta à demanda global por cadeias produtivas ambientalmente responsáveis.
As exportações do agro brasileiro somaram US$ 164,4 bilhões em 2024, lideradas por soja, carnes, açúcar e álcool, produtos florestais e café. Houve aumento de 20% nas vendas de itens não tradicionais, como ervas e gergelim.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário