sábado, 3 de maio de 2025

“Lula 4 mete muito medo na elite brasileira, que é um lixo", diz Paulo Nogueira Batista Júnior

Economista vê campanha organizada das oligarquias nacionais para enfraquecer o presidente Lula antes de 2026

      (Foto: Brasil247 | Ricardo Stuckert)

Em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, o economista Paulo Nogueira Batista Júnior abordou os desafios internos do Brasil e destacou como o atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta resistência das elites nacionais, que se opõem à sua eventual reeleição em 2026. “O Lula 4 mete muito medo no establishment brasileiro”, afirmou, ao analisar a pressão constante sobre o presidente.

Segundo o economista, há hoje um movimento articulado entre as oligarquias para enfraquecer o governo. “Há um forte movimento nas oligarquias para enfraquecer o presidente Lula. A elite brasileira é um lixo”, disparou. Para ele, essa elite teme mudanças estruturais que poderiam consolidar uma nova trajetória de desenvolvimento para o país.

O economista também analisou a situação econômica nacional, chamando atenção para o impacto negativo da política de juros elevados. “O Brasil está gastando quase R$ 1 trilhão em juros, o que representa 9% do PIB. Esse é o problema fundamental”, afirmou. Ele lembrou que o déficit fiscal é uma consequência direta da política de juros, e não o seu principal causador.

Paulo Nogueira Batista observou que, apesar da substituição de Roberto Campos Neto no Banco Central, o problema estrutural persiste. “O bode expiatório que era o Roberto Campos Neto já não existe mais. Em algum momento, isso terá que ser revertido pelo Gabriel Galípolo”, projetou.

Uma eleição decisiva em 2026

Ele também comentou a atual dificuldade do governo em alterar a política de metas de inflação. “O presidente Lula, no início do governo, falou em rever a meta de inflação. Agora é mais complicado”, disse. A meta de 3% fixada por Ilan Goldfajn no governo Temer, segundo ele, engessa a política monetária e limita a capacidade de expansão da economia.

Em sua análise, uma leve desaceleração da atividade econômica neste momento não seria má, desde que sirva para preparar o terreno para um ciclo mais expansionista em 2026. “Teremos uma eleição decisiva em 2026. Se voltarmos a ter essa extrema-direita ignorante no poder, o custo será altíssimo para o País”, alertou. Ele ainda advertiu para a possibilidade de setores conservadores tentarem imitar figuras como Javier Milei e Donald Trump, o que, segundo ele, seria catastrófico.

Para Nogueira Batista, o Brasil precisa se libertar da armadilha da alta dos juros, fortalecer sua capacidade de investimento e desenvolver uma estratégia nacional que não esteja subordinada aos interesses da elite financeira. “O futuro do País depende disso”, concluiu. Assista:

 

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário