domingo, 4 de maio de 2025

Itamaraty busca esclarecimentos sobre expulsão de 18 mil estrangeiros em Portugal

Ordem do governo interino de Portugal ocorre a poucos dias das eleições parlamentares de 18 de maio

      Mauro Vieira (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A Embaixada do Brasil em Portugal está em contato com autoridades locais para entender os detalhes da ordem do governo interino português, que no último sábado, 3, determinou a expulsão de cerca de 18 mil estrangeiros. A decisão foi tomada às vésperas das eleições legislativas marcadas para 18 de maio. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o Ministério das Relações Exteriores informou que a missão diplomática acompanha de perto o caso e mantém diálogo constante com as autoridades portuguesas. “A Embaixada do Brasil em Portugal está acompanhando de perto o tema, em contato direto com as autoridades locais”, afirmou a pasta.

O anúncio foi feito pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que revelou que o governo português, liderado pela Aliança Democrática de centro-direita, começará a emitir notificações para que aproximadamente 4,5 mil estrangeiros saiam voluntariamente do país dentro de um prazo de 20 dias. A medida é parte de um endurecimento nas regras de imigração que se tornou um dos principais pilares da campanha do governo, que busca garantir a reeleição nas próximas eleições.

Essa ação ocorre em um contexto de crescente polarização política em Portugal, que terá uma eleição geral antecipada no dia 18 de maio, após a renúncia do governo minoritário do Partido Social Democrata (PSD), do primeiro-ministro Luis Montenegro, após a perda de um voto de confiança no Parlamento. A ascensão de partidos de extrema direita, como o que ocupa a terceira posição nas eleições de 2024, também reflete a onda populista que se espalha pela Europa.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário