
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), pediu desculpas após uma declaração sobre levar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro para a “vala”, na última sexta (2). Durante visita a obras da reforma do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), nesta segunda (5), ele minimizou a declaração e disse que estava indignado.
“Quem me conhece sabe, eu sou uma pessoa religiosa, sou uma pessoa de família, não vou nunca tratar qualquer opositor com um tratamento deste. A fala foi descontextualizada. Eu apresentei anteriormente a minha inconformação, a minha indignação como o país estava sendo tratado”, afirmou Jerônimo.
A fala sobre botar quem votou em Bolsonaro na “vala” ocorreu enquanto o governador participava de um evento na cidade de América Dourada, a 427 km de Salvador. Na ocasião, ele relembrou discursos violentos do ex-presidente durante seu período no Palácio do Planalto.
“Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo para vala”, afirmou.
O deputado estadual Diego Castro (PL), da Bahia, chegou a apresentar uma denúncia contra o governador ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que a declaração “ultrapassa os limites do discurso político e representa uma ameaça à integridade física de opositores”.
O ex-presidente também reclamou da fala e pediu uma punição ao governador petista. “Em qualquer cenário civilizado deveria gerar repúdio imediato e ações institucionais firmes. Mas nada aconteceu. Não houve abertura de inquérito, nem busca e apreensão, tampouco convocação da Polícia Federal para apurar incitação à violência”, escreveu no X.
Bolsonaro, no entanto, ignorou que em 2018 sugeriu “fuzilar a petralhada” durante evento de campanha. Na ocasião, ele chegou a ser alvo de uma denúncia apresentada pelo PT, mas a queixa-crime foi suspensa no ano seguinte.
Fonte: DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário